Val Macambira, Yamandú Costa, Ricardo Herz, Edu Sereno e DDG4

Uma edição que traz influências vindas da floresta, dos pampas, da metrópole, do agreste e do jazz

Eduardo Weber 05/10/18 16:39 - Atualizado em 05/10/18 16:40

Val Macambira, Yamandú Costa, Ricardo Herz, Edu Sereno e DDG4 (Divulgação)

Ritmos nordestinos são a base da alquimia musical que Val Macambira apresenta no CD “Catharina”. Influenciado por Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, repentistas e cantadores de feira, em seu novo disco apresenta um registro do universo rural, árido e silencioso do nordeste. Nesta edição estão três temas de sua autoria: “Barriga do céu”, “Minha história” e “Catharina”.

 

Um toca violão de 7 cordas, Yamandú Costa. Outro, violino: Ricardo Herz. Chegam com disco que tem como título seus nomes e cujo repertório mescla obras de um e de outro, sempre apresentadas em dueto. “Xote da Galinha” e “Meiga” são do gaúcho Yamandú. “Matutinho” e “Inocente” são do paulistano Ricardo.

 

“Haux” é título do terceiro disco de Edu Sereno. A palavra indígena significa “que venha a cura” e celebra a caminhada do cantor e compositor pelo autoconhecimento por meio do xamanismo e pela medicina da floresta. “Palavra” (Edu Sereno / Dudi Cardoso), “Pra despertar” (Edu Sereno e Arthur Krokovec) e o coletivo “Nuvem” mostram ao público uma sonoridade que mistura ancestralidade à word music, com identidade brasileira de raiz sul-americana.

 

Mãe e filha. Débora (piano)e Dani Gurgel (voz) comandam o quarteto DDG4 que conta com o contrabaixo de Sidiel Vieira e a bateria de Thiago Rabello. O trabalho traz uma fusão de melodias e ritmos brasileiros em harmonias e improvisações jazzísticas, em obras como “Não tem troco” (delas), “Vatapá” (Dorival Caymmi) e “Samba pra Rita” (Débora Gurgel).

 

_______________________________________________________

 

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Domingo, 07 de outubro de 2018, às 14 horas.
Reapresentação: segunda-feira, 08 de outubro de 2018, às 9 e às 21 horas.
Cultura FM – Domingo, 07 de outubro de 2018, às 23 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.