Vencedores do Troféu Cata-Vento, Garotas Suecas e Edy Star

O programa que dá espaço à quem procura por um lugar ao Sol

Eduardo Weber 21/12/17 15:45 - Atualizado em 21/12/17 15:51

Vencedores do Troféu Cata-Vento, destaque para Garotas Suecas e Edy Star (Divulgação)

No último programa do ano, novidades continuam a ser a tônica do programa que divulga a nova música do Brasil, além das lembranças do Troféu Cata-Vento 2017.

 

Em 2010 passou por aqui uma banda que não era de lugar nenhum. Livres para circular pelo espaço tempo. Também não pertencia a nenhuma época. Falamos das Garotas Suecas com Irina Bertolucci, Tomas Paoliello, Fernando Perdido e Nico Paoliello. A turma chega com o disco “Futuro do Pretérito”, com obras coletivas incluindo “Futuro do Pretérito”, “Não Tem Conversa” e “Captei Você”.

 

44 anos separam um disco do outro. “Sweet Edy” foi ignorado em seu lançamento e hoje vale mais que bitcom, sendo disputado à tapa por colecionadores. “Cabaré Star” acaba de ser lançado. O protagonista desses trabalhos é Edy Star que, com produção de Zeca Baleiro e Sergio Fouad, lança “Cabaré Star”, trazendo um bando de nomes carimbados, ídolos, amigos e parceiros, entre eles Ney Matogrosso que divide a faixa “Peba na Pimenta”, de João do Vale. No repertório tem “Procissão”, parceria Edy Star com Gilberto Gil, “O Crivo”, de Waldir Serrão e Maurício Almeida, e “Eu fiz pior”, de Lula Côrtes.

 

Na última edição do ano, os últimos agraciados com o Troféu Cata-Vento. A começar pela terceira revelação feminina, Michele Leal, que canta “Sossego”, com participação do violoncelista Jacques Morelenbaum. A guitarra de Tony Babalu é presença garantida para o artista considerado o melhor do rock. A melhor cantora foi Mareike, em “Vem”. O mineiro Renato Luciano também está presente. Solano Ribeiro lhe deu o Cata-Vento de melhor cantor. Luiza Lian recebeu o troféu de melhor disco do ano, “Oyá Tempo”. Ela canta “Oyá”. E a melhor música é de Alexandre Grooves, “É tudo gente”.

 

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Domingo, 31 de dezembro de 2017, às 14 horas.
Reapresentação: segunda-feira, 01 de janeiro de 2018, às 9 e às 21 horas.
Cultura FM – Domingo, 31 de dezembro de 2017, às 23 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.