Vozes que cantam a nova música do Brasil

O violonista e cantor Mombaça, a cantora e compositora Karina Buhr, Thiago Pethit e o grupo vocal BR6.

Da redação 19/04/10 10:00 - Atualizado em 19/04/10 10:00

O cantor e compositor paulistano Thiago Pethit lançou em março de 2010 seu primeiro álbum, o autoral Berlim, Texas. (Caroline Bittencourt)

Solano Ribeiro diz que com todas as letras que seu programa não tem estilo musical definido. Não sabe por onde vai, mas tem a certeza que segue onde está a nova música do Brasil, sempre garimpando o novo. Nesta edição ele apresenta nomes que pela primeira vez aparecem neste programa: Thiago Pethit, Karina Buhr e Mombaça.

Mombaça é violonista, compositor e cantor. A consciência social presente na sua obra veio da sua vida na Zona Oeste do Rio de Janeiro, do bairro Paciência e da faculdade de História que cursou nos anos 1980. Ele lança o CD Afro memória + pretinhosidade, com suporte vocal de Mart’nália e a participação especial de Maria Hime.


Karina Buhr é da Bahia. Só em parte. Aos oito anos foi para Recife. Lá teve contato com o movimento mangue beat. Há cinco anos está em São Paulo a convite do diretor José Celso Martinez Corrêa. Cantora, compositora, atriz, percussionista e atriz, Karina Buhr lança o CD Eu menti pra você.

Por aqui tem também o CD Berlim, Texas. O título lembra um antigo filme: Paris, Texas. A semelhança nos leva as influências recebidas por Thiago Pethit. São muitas, como Tom Waits, Kurt Weil, Bertold Brecht, e até mesmo a chanson francesa. É ouvir no programa as músicas “Não se vá”, “Forasteiro” e “Fuga nº 1” para saber se é isso mesmo.


Solano Ribeiro encerra esta edição com uma novidade: o novo disco do sexteto vocal BR6. O conjunto do Rio de Janeiro já ganhou um Troféu Cata-Vento do programa e o novo disco mostra que eles tão no caminho certo, pois lançam o segundo volume do repertório MPB à capella.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.