Zé Brasil, Equale, Quartabê e Tatá Aeroplano

A nova cena musical homenageia Dorival Caymmi. Tem também rock e um alienista na Vila Romana

Eduardo Weber 27/09/18 15:50 - Atualizado em 27/09/18 15:51

Zé Brasil, Equale, Quartabê e Tatá Aeroplano (Divulgação)

Solano Ribeiro abre a edição no embalo do rock de Zé Brasil. Inspirado desde os anos 50 pela música erudita, brasileira, jazz e rock, o paulistano José Luiz Alves Barreto teve carreira estimulada pelos tropicalistas em 1968. Zé Brasil teve passagens pela Europa; em grupos como o Apokalypsis; e também em duo com a cantora Sílvia Helena. Lança do disco “Zé Brasil”com temas assinados por ele, “Louco de Rock”, e também em parceria com Nico Queiroz e Sílvia Helena, entre eles, “Já Era de Aquarius” e “Maya”.

 

Há 10 anos morria Dorival Caymmi. Neste ano artistas fazem homenagens a esse genial brasileiro. Destacamos dois, os grupos Equale, conjunto vocal carioca dirigido por André Protásio, e Quartabê, quarteto instrumental paulistano formado por Joana Queiroz, Maira Beraldo, Mariá Portugal e Rafael Montorfano. Cada um tem uma visão muito especial da obra de Caymmi. Em “Na praia de Caymmi”, o grupo Equale valoriza as canções praianas do compositor, entre elas “O bem do mar”, “Pescaria (canoeiro)”, “Promessa de pescador” e “Quem vem pra beira do mar”. Já no CD “Lição #2: Dorival” do Quartabê o que se ouve é uma aventura experimental, como em “Morena do mar” e “Ressaca”, inspirada na obra de Caymmi.

 

Tatá Aeroplano mudou de bairro e a mudança pra Vila Romana, zona oeste paulistana, lhe trouxe novas vivências e experiências que o inspirou para a produção do disco que lançou recentemente: “Alma-de-Gato”. O título é alusivo ao pássaro encontrado praticamente em todo o Brasil. No repertório do disco tem “Deixa voar”, “Mil Almas-de-gato” e “O alienista da Vila Romana”.

 

_____________________________________________________

 

Solano Ribeiro e a nova música do Brasil.
Domingo, 30 de setembro de 2018, às 14 horas.
Reapresentação: segunda-feira, 01 de outubro de 2018, às 9 e às 21 horas.
Cultura FM – Domingo, 30 de setembro de 2018, às 23 horas.
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.