Danieli Longo Benedetti e as obras de Guerra

"Costumo dizer que não é você que escolhe um assunto de pesquisa. É o assunto que te escolhe". De Pato Branco a Paris, uma conversa sobre e para além da música da Primeira Guerra

Julio de Paula 02/05/14 11:00 - Atualizado em 02/05/14 11:25

Danieli Longo Benedetti é autora do livro-CD 'Obras de Guerra - A produção musical francesa durante os anos da Primeira Guerra Mundial' (Julio de Paula)

"Nunca vou me esquecer da primeira vez que ouvi Guiomar Novaes tocando uma Mazurca de Chopin. Eu devia ter uns cinco anos de idade. Aquilo tocou meu coração de uma maneira definitiva. Naquele dia eu falei: 'Que música é essa que estou ouvindo? Eu quero ser pianista!'"

Ela cresceu no clima frio do interior do Paraná, quando sua mãe colocava polenta na chapa do fogão a lenha e a família escutava música. Desde criança, Danieli abraçou o piano. Fez conservatório e partiu pra São Paulo, onde estudou no Instituto de Artes da UNESP. Continuou os estudos em Paris, com especialização no ensino do piano pela École Normale de Musique, e em interpretação pianística pelo Conservatoire Nationale de Strasbourg, também na França.

De Pato Branco a Paris. Toda sua pesquisa está voltada à música francesa. Depois de anos de dedicação ao piano, estendeu seus estudos à musicologia. "Costumo dizer que não é você que escolhe um assunto de pesquisa. É o assunto que te escolhe", filosofa. Sensibilizada com uma biografia de Claude Debussy, resolveu pesquisar a música da Primeira Guerra. "Me tocou demais a postura dos músicos, a história deles, o fato deles quererem aderir à Primeira Guerra, uma história de revanche".

Danieli Longo Benedetti é autora do livro-CD Obras de Guerra - A produção musical francesa durante os anos da Primeira Guerra Mundial, lançado pela FAPESP/Anablume em 2013.

"Os franceses sempre tiveram uma identidade muito forte. Eu elejo uma obra que sintetiza esse período [da Primeira Guerra] que é o Le Tombeau de Couperin, que atesta a grande influência que Ravel sofreu [do século 18]".

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.