Egberto Gismonti: força lascada

O multi-instrumentista em conversa filosofal com Arrigo Barnabé sobre música, músicos, educação e cultura num país plural.

Da redação 14/02/11 20:30 - Atualizado em 14/02/11 20:30

Detalhe do multi-instrumentista e compositor Egberto Gismonti durante a gravação do programa Ensaio, da TV Cultura, em 1992. (Marcos Penteado / CEDOC FPA)

Homem plural, país plural (continental) de ouvidos abertos a todas as músicas. Assim é o brasileiro e sua terra segundo o compositor e multi-instrumentista do Carmo, Egberto Gismonti. Ele conviveu desde sempre com o ambiente musical. Neto de um maestro de banda, filho de um libanês revendedor de pianos, teve uma educação tradicional: “pedagogia, música e contabilidade”. A mãe, filha de italianos, cantava serenatas. Ele ouvia Dilermando Reis. Na contramão dos recursos digitais cada vez mais utilizados na produção musical contemporânea, Gismonti assumiu nos últimos tempos a “postura” (ou o exemplo) de gravar discos ao vivo em dois canais sem edição. “Eu sei o quanto que a digitalização é contra o exercício do estudo e da reflexão”, diz.

Educação musical no Brasil foi uma das tônicas deste “super” programa (trata-se de uma edição em duas partes) gravado em 2004. “Nós estamos num país onde a educação foi separada da cultura através de seus Ministérios”, aponta. Egberto Gismonti, “o primeiro da classe”, segundo Arrigo Barnabé, cobra amizade “íntima” do músico com a música.


“O Brasil é cultura e educação impregnadas em cada pedra seca distribuída por esse país”

Pensador do fazer musical, narrador fluente de suas experiências, Gismonti relata mais uma delas, que acaba virando título de música. Em viagem ao sertão do Nordeste, traz em seu Walkman, um k-7 da “Sagração da Primavera”, de Stravinsky. Num bar de beira de estrada, dois meninos pedem pra escutar aquela música. “Não sei em que trecho da fita estava. Primeiro um ouviu, deu uma risada, depois o outro ouviu, deu outra risada. Disseram: ‘Força lascada, sô!’. E saíram correndo...”.
 

 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.