Gil Reyes: da música à tradução literária

Arranjador, compositor e instrumentista hispano-brasileiro

12/03/18 14:06 - Atualizado em 12/03/18 14:12

Ele é catalão radicado em São Paulo – e corintiano. Muito criança, nos anos 1950, teve idas e vindas entre Espanha e Brasil. Adolescente, autodidata, aprendeu música com métodos comprados em banca de jornal. Sua família não era exatamente musical: lembra-se que em casa tinha um disco de festa junina, um de natal e um do Corinthians. “Tinha uns 78 de bolero, que minha mãe gostava. E rádio”, lembra. Se encantou pela música erudita com a coleção Abril. “Ouvi Bach até furar”, diz.

 

Gil Reyes é instrumentista, compositor e arranjador. Passou pelo curso de música da ECA/USP, começou a compor para o teatro. Nos anos 1980, atuou no grupo Papavento. Passou a fazer arranjos. Colaborou com Arrigo, Cida Moreira, Tuca Fernandes, entre outros. Sua facilidade para escrever, o levou para o universo das letras. Gil é tradutor do inglês, espanhol e catalão. Atua com ficção e não-ficção.

 

Edição transmitida originalmente em março de 2018.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.