Literatura grega por Trajano Vieira

De 800 antes de Cristo. Neste programa de grego (acima de qualquer suspeita), a conversa busca provocar o interesse à leitura

Julio de Paula 04/11/14 20:49 - Atualizado em 13/11/14 16:52

Trajano Vieira é professor de língua e literatura grega do departamento de linguística da UNICAMP (Foto: Julio de Paula)

“Existe uma estrutura cósmica à qual nós de vez em quando temos acesso por sorte.”

Ele se iniciou na língua russa, mas ainda na graduação, se aproximou do grego. Traduziu para o português a Odisseia, de Homero, Héracles, de Eurípides, As Traquínias, de Sófocles, entre outros títulos publicados pela Editora 34. Trajano Vieira é professor de língua e literatura grega do departamento de linguística da UNICAMP.

Diônisos ou Dionisos? Um deus multicultural? Os 12 trabalhos de Hércules, o culto às bacantes, Édipo como o mais brilhante personagem da literatura grega. Mais que desvendar os mistérios da literatura, esta audição trata de despertar o interesse à leitura.

“Todo animal trucidado em culto tem um componente de bode expiatório (...) Vão cantando, há toda uma coreografia, danças com tímpanos.”

Neste programa de grego (acima de qualquer suspeita), a música aparece por meio das recriações dos grupos Atrium Musicae de Madrid e Studio de Musica Antica Antonio il Verso.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.