Música acima de qualquer suspeita

Da redação 14/02/13 16:08 - Atualizado em 19/08/13 14:19

Idealizado e apresentado por Arrigo Barnabé, Supertônica é transmitido pela Cultura FM desde 2004, ano em que recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) como revelação radiofônica. Entre setembro de 2009 e fevereiro de 2012 o programa também integrou a programação da Rádio Cultura Brasil.

Projeto que busca expandir os horizontes de um programa de entrevistas, Supertônica trata do gosto e da formação de repertório. Popular, erudito, brasileiro - ou não. É editado a partir de duas frentes que correm simultâneas: uma conversa espontânea com uma personalidade do meio cultural (bate-papo no estúdio) e o quadro “Investigações”, em que uma obra musical (em geral experiências seminais da música no século XX) é apresentada, ouvida e comentada por um grupo de pessoas ou uma comunidade leiga.

Estimulando o debate em torno do gosto musical (expandido para outras esferas), o programa trata de criação e repertório, arte e entretenimento. Questões em torno da canção, das escolas, da indústria fonográfica, da distribuição independente, além do papel do criador e do intérprete são recorrentes. Artes plásticas, literatura, teatro e cinema também se fazem presentes.

Em suas mais de 200 edições, já passaram pelo programa nomes como Egberto Gismonti, Rogério Duprat, Gilberto Mendes, Tom Zé, Agnaldo Farias, Nuno Ramos e Milton Hatoun. Comunidades como a dos monges franciscanos ou das freiras passionistas, além dos jogadores de xadrez, dos jockeys e dos engraxates, enólogos, catadores de papel, ouviram de Stravinsky a Arvo Pärt, de Villa-Lobos a Zappa.

A edição do programa parte dos princípios teóricos da montagem cinematográfica e se vale da justaposição. O “momento crocodilo” é o quadro que encerra o programa num jogo de perguntas rápidas aos moldes do Inside Actors Studio.

Ficha:

Sábado, às 22h na Cultura FM, às 9h e às 21h na Cultura Brasil
Domingo, às 16h na Cultura Brasil
Apresentação: Arrigo Barnabé
Produção e edição: Julio de Paula
Locução: Teresa Lima
Finalização de áudio: Jonas Bicev

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.