Arthur de Faria e a música do Sul

Entrevista com o músico e radialista gaúcho sobre o lançamento de seu primeiro disco instrumental, 'Música pra ouvir sentado'.

Lia Machado Alvim 13/02/12 14:02 - Atualizado em 13/02/12 14:02

“Solostrágicos” é o tema que abre “Música pra ouvir sentado” (mas, cá entre nós, dá muito bem pra dançar). Arthur de Faria & Seu Conjunto misturam nesta abertura do disco tango alemão, bolero e marchinha. Essa mescla de ritmos segue em boa parte das demais faixas, algumas causando surpresa, como um tema que reúne ciranda e milonga ("Ciranda da ajuda”). A inspiração aqui, segundo o próprio Arthur, vem da música de Siba, músico, compositor  e ex- Mestre Ambrósio.

Numa de suas passagens por São Paulo, o pianista, compositor, produtor musical, arranjador e jornalista Arthur de Faria concedeu entrevista ao programa para falar de seus seis discos, especialmente o mais recente, "Música pra ouvir sentado", seu primeiro totalmente instrumental, patrocinado pela Natura.

Nesta conversa, Arthur de Faria fala das características musicais do Rio Grande do Sul e da grande distância sonora dos demais estados brasileiros. Porém, em contrapartida, o músico confirma a afinidade que existe com a sonoridade dos países vizinhos: Uruguai, Argentina e Paraguai.

O músico explica também o que é a “música de fronteira” e comenta sua trajetória de pesquisador da música popular brasileira.

O álbum instrumental tem 12 faixas, quase todas assinadas pelo próprio pianista. Destaque para o arranjo inovador da clássica toada “Prenda minha”, tema de autoria desconhecida.

Algumas faixas do CD instrumental fizeram parte de trilhas sonoras, como “A última estrada da praia”, feita para o longametragem de mesmo nome de Fabiano de Souza; “Tango brasileiro”, de Octavio Dutra, arranjada para “Espia só” de Saturnino Rocha; e “Habanera pré-datada”, para “Canarinhos gaúchos”, curta de Renê Goya Filho.
 

_______________

Todos os Sons

Arthur de Faria

Apresentado originalmente na RCB em 11 de fevereiro de 2012
Produção e apresentação: Lia Machado Alvim

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.


voltar ao topo