Elis, 30 anos

A importância da intérprete gaúcha para os instrumentistas brasileiros e a influência de seu comportamento no palco e estúdio de gravação.

Lia Machado Alvim 21/01/12 21:00 - Atualizado em 21/01/12 21:00

Na semana em que se completa 30 anos da morte de Elis Regina, os programas da Cultura Brasil prestam homenagem à cantora gaúcha, lembrando diversos momentos de sua carreira.

E o Todos os Sons também celebra a cantora que valorizou o trabalho do músico no Brasil. Elis se comportava no palco e no estúdio como uma integrante da banda que a acompanhava. Sua voz era seu instrumento e assim ela se aliava aos músicos, reconhecia o valor de cada um para preparar suas apresentações e gravações e lutava pelas condições sonoras dos ambientes nos quais cantava.

Por isso, o diretor Manoel Carlos, o Maneco, a chamava de quarto integrante do Zimbo Trio, na época do Fino da Bossa. O pianista Amilton Godoy relembra esta fase da carreira da cantora, quando trabalharam juntos. Por outro lado, sua musicalidade influenciava também jovens instrumentistas a seguir seus estudos, como foi o caso de Carlos Malta, que se inspirou na cantora para se tornar músico.

Amilton Godoy e Carlos Malta estão nesta edição do Todos os Sons comentando o trabalho e a influência de Elis Regina; falam ainda das gravações que fizeram exclusivamente de seu repertório. Em 2003, o Zimbo Trio apresentou no bar Supremo Musical, em São Paulo, o show  “Tributo a Elis”, lançado em disco. Em 2000, Carlos Malta escolheu as músicas de maior sucesso da carreira da intérprete para criar arranjos originais e compor o CD “Pimenta”.

Marcel Powell e Mauro Senise também reverenciam Elis em gravações de seu repertório.
 

_______________

Todos os Sons

Elis, 30 anos


Apresentado originalmente na RCB em 21 de janeiro de 2011
Roteiro e apresentação: Lia Machado Alvim 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.


voltar ao topo