Ousadia, samba e natureza

Esses elementos estão presentes nos discos de Luiza Brina e o Liquidificador, de Marcell Powell e Augusto Martins, e também do Grupo Ecco

Eduardo Weber 16/12/13 20:55 - Atualizado em 16/12/13 21:32

Luiza Brina e o Liquidificador e seu disco "A toada vem é pelo vento" (Divulgação)

Depois de revelar os vencedores do Troféu Cata-Vento para os melhores da produção independente em 2013, Solano Ribeiro afirma: "a vida tem que continuar. E também nossa busca por uma música coerente com as raízes culturais de um país que também procura seus caminhos. Assim, este que é o único programa do rádio totalmente dedicado à produção independente, que sem deixar de reconhecer o passado, continua a abrir seus espaços para o novo, o experimental, a ousadia".

Luiza Brina chega de Minas Gerais com o grupo O Liquidificador. Para o crítico Jocê Rodrigues, a voz da cancionista, arranjadora e multiinstrumentista "segue errática por sítios ora verdejantes, ora alegres, ora desérticos e desoladores, mas sempre com a força de quem sabe onde quer chegar". Oportunidade para ouvir "Aurora" (Luiza Brina / Maria Raquel Dias), "Praça do meio do mundo" (Luiz Gabriel Lopes / Luiza Brina) e "Somos só" (Luiza Brina) de seu primeiro CD , A toada vem é pelo vento.

Zé Kéti, carioca de Inhaúma, por sua timidez era chamado de Zé Quieto, ou Zé Quietinho. Tornou-se um dos grandes nomes do samba de todos os tempos. "A voz do morro", "Máscara negra" e "Opinião" são três títulos de sua autoria que estão no CD Violão, voz e Zé Kéti do violonista Marcell Powell e do cantor Augusto Martins. Uma justa homenagem José Flores de Jesus, autor também de "Acender as velas", "Diz que fui por aí", "Malvadeza Durão" e "Nega Dina".

As forças da natureza é título do primeiro disco do Grupo Ecco, e não por acaso ou oportunismo. O tema tem a ver com o fato de Rafael Horta ter crescido numa fazenda, a família de Cristiano Santos ser do interior nordestino e as meninas que completam o quarteto, Eloiza e Estela Paixão, morarem na zona rural de Itapecerica. No repertório, "Luar do sertão" (Catulo da Paixão Cearense), "Espelho cristalino" (Alceu Valença, que participa do disco) e "Rio Flora" (Pirerre Ardene).

Solano Ribeiro também mostra trabalhos de três vencedores do Troféu Cata-Vento 2013, Socorro Lira, Ana Larousse e Trio Tião Duá.

___________
Solano Ribeiro e a Nova Música do Brasil
Ousadia, samba e natureza

Na Rádio Cultura Brasil em 15 de dezembro de 2013
Apresentação: Solano Ribeiro
Direção: Eduardo Weber

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.


voltar ao topo